Menu

Rádio

www.radiorosamistica.com

Rosa Mística

Evangelho do dia 13/07

13 JUL 2025
13 de Julho de 2025

Lucas 10, 25-37.       Maria Rosa Mística

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste certamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem no seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

 

Meditando a Palavra:

“Quem é o meu próximo?”

O evangelho de hoje nos ensina que o próximo é aquele que precisa da nossa ajuda. Talvez ele possa pertencer a um mundo bem diferente do nosso. Alguém é próximo porque fomos colocados perto dele. O evangelho mostra que o amor a Deus e ao próximo precisa er para além da teoria. Ninguém ama de modo abstrato, ou seja, sem compromisso de vida, doação de si mesmo ao outro que está aí e necessita de ajuda. Na parábola do Bom Samaritano vemos que ele comiserou-se, ao aproximou-se do homem caído e ferido, tudo isto pode ser aplicado ao próprio Deus. Deus comiserou-se do homem e tornou-se seu próximo e salvou-o às suas próprias custas: à vida do seu Filho. O próximo é aquele que se comiserou, se compadeceu do homem. Ao dizer vai e faze o mesmo- Jesus diz torna-te imitador de Deus, próximo de todo necessitado, então conhecerás o caminho que te conduz à vida eterna.

Fica conosco Senhor e dá-nos compreender que amar a Deus e ao próximo é trilhar o caminho próprio de Deus que se faz próximo de toda humana criatura, através de seu Filho Jesus, que se entregou por nosso amor. Senhor, por intercessão da Virgem Rosa Mística, livra-nos do egoísmo, do preconceito e de tudo que impede ser próximo do outro. Queremos Senhor, ser despenseiros do teu amor que acolhe e cura, por isso te pedimos abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

 

Voltar

Rádio Rosa Mística

Tenha também o seu site. É grátis!